Ansiedade para engravidar: como controlar?

Quando um casal decide ter um filho não espera encontrar barreiras em seu caminho. Afinal, nem sempre, tudo acontece como sonhamos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), atualmente, a infertilidade atinge cerca de 15% dos casais brasileiros em idade reprodutiva. Ela pode ser causada por diversas doenças fisiológicas ou até mesmo pelo lado emocional, como a ansiedade para engravidar.

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2017, esse transtorno mental atingiu 322 milhões de pessoas no mundo, o que pode atrapalhar os casais na busca de se tornarem pais. O relatório da OMS alertou ainda que o Brasil é o país com o maior número de pessoas que sofrem com a ansiedade. Aproximadamente 9,3% da população apresentam o distúrbio.

Sabe aquela velha frase? “Quando você relaxa, engravida”? Pois é! Ela tem mesmo um fundo de verdade, pois problemas psicológicos desse tipo, como a ansiedade, geram nervosismo, irritabilidade e, principalmente, frustração a cada tentativa falha. Todo esse desequilíbrio emocional pode causar também alterações hormonais. Além de diminuir a produção dos espermatozoides nos homens e de óvulos nas mulheres, dificultando ainda mais a gravidez. A ansiedade também pode afetar a relação sexual do casal, diminuindo a libido.

Controle a ansiedade para engravidar e aumente as chances

Ansiedade para engravidar. Mulher com roupa de ginástica em um mat, praticando pilates.
Para ajudar a acalmar a ansiedade para engravidar e facilitar o relaxamento, algumas terapias alternativas são bem-vindas.

Um casal saudável com idade de até 35 anos pode demorar até um ano para engravidar. Por isso, o ideal é que não vivam em função somente da gravidez, assim, as expectativas ficam mais controladas. Para ajudar a acalmar a ansiedade para engravidar e facilitar o relaxamento, algumas terapias alternativas são bem-vindas.

A ioga e a medicação são ótimas para adquirir mais equilíbrio emocional, maior consciência corporal e tranquilidade. Outras terapias, como acupuntura, aromaterapia e massagens também são aliadas do bem-estar. Adotar medidas saudáveis, como uma alimentação equilibrada, praticar esportes com regularidade, não fumar, não consumir álcool em excesso e manter um peso adequado aumentam as chances de gravidez.

Infertilidade e tratamentos para engravidar

Quando a infertilidade do homem ou da mulher for constatada e, por isso, surgir a necessidade de recorrer a um tratamento de reprodução assistida, a ansiedade pode, mais uma vez, se tornar uma grande vilã. Isso porque os tratamentos são, normalmente, mais demorados e podem levar a uma angustia em torno do resultado positivo. Afinal, nem sempre a gravidez acontece na primeira tentativa, o que pode desgastar ainda mais o lado emocional do casal.

Mas, essa instabilidade emocional pode atrapalhar também o resultado do tratamento. Na Fertilização In Vitro (FIV), por exemplo, é necessário colher os óvulos e espermatozoides do casal e, se a quantidade deles estiver comprometida, o que pode acontecer devido ao transtorno da ansiedade, o tratamento pode ser prejudicado. Por isso, o ideal é que todo casal que se submeter a um tratamento de fertilidade mantenha um acompanhamento psicológico para saber lidar com as frustrações, controlar a ansiedade para engravidar e não entrar em depressão.

Veja também: Clínica de reprodução humana: como escolher? e Saiba identificar uma gravidez psicológica

×