O que reduz chances de sucesso da Fertilização in Vitro?

Óvulo sendo fertilizado in vitro, no laboratório

A Fertilização In Vitro (FIV) é o tratamento mais utilizado por casais que desejam ter filhos, mas não engravidam naturalmente. Para se ter uma ideia, as chances de engravidar com a FIV chegam a 50%, enquanto com a Inseminação Intrauterina (IIU) elas atigem apenas 15% a 20%. Mas, apesar dos avanços, das descobertas e dos estudos de aperfeiçoamento das técnicas de Reprodução Humana Assistida, existem fatores prejudiciais ao sucesso da tão sonhada gravidez.

Fatores que influenciam a Fertilização in Vitro

A idade e as condições de saúde da mulher são fatores determinantes para aumentar as chances de sucesso no tratamento de Fertilização in Vitro. Doenças como obesidade, diabetes, trombofilias e pressão arterial alta, por exemplo, podem contribuir para a gravidez não ocorrer após a FIV.

As falhas no processo de implantação também influenciam no sucesso da Fertilização in Vitro. Por isso, é fundamental escolher médicos, profissionais da área de saúde e laboratórios de ponta para realizar os exames e as etapas que envolvem os procedimentos e tratamentos.

De acordo com o professor e doutor Philip Wolff,  embriologista e diretor da Genics Medicina Reprodutiva, é preciso adotar medidas para incrementar e garantir a qualidade dos gametas, melhorando a qualidade de vida dos casais e da escolha dos melhores embriões que serão transferidos, de acordo com a morfologia ou após exames genéticos dos embriões.

“Esses procedimentos são importantíssimos, pois, algumas vezes, os embriões têm alterações genéticas e, consequentemente, prejudicam a implantação.

As doenças do homem e da mulher

Outro ponto importante é diagnosticar corretamente as doenças ginecológicas e do homem, que estão diretamente associadas ao sucesso do tratamento. Alguns exemplos são:

• Endometriose – uma das principais causas de infertilidade feminina.
  • Varicocele, causa importante de infertilidade masculina.
  • Síndrome dos ovários policísticos (SOP), distúrbio hormonal causado pela alta produção do hormônio testosterona, que causa a formação de cistos nos ovários; e
  • DSTs, Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Além desses fatores, a baixa reserva de óvulos, infecção pélvica, o pH da vagina alterado e a qualidade do sêmen são prejudiciais e podem gerar falha no procedimento de fertilização, dificultando a realização do tão sonhado desejo de ser pais.

Veja também: Como é feita a punção de óvulos para a FIV e  Dicas para escolher o laboratório de Reprodução Humana