Depois de toda a preparação necessária para fazer a Fertilização in Vitro, FIV, finalmente chega o dia de ir para a clínica e realizar o procedimento. No entanto, depois de receber alta e voltar para a casa, é muito comum surgirem várias dúvidas sobre os cuidados após a FIV. Afinal, o que a mulher pode e não pode fazer após transferência de embriões?
Por mais que você tenha conversado com o seu médico e tirado todas as dúvidas em relação às precauções necessárias após fazer a Fertilização in Vitro, não se espante se, ao chegar em casa e deitar a cabeça no travesseiro, surgirem mais dúvidas. Isso é normal.
Afinal, toda a expectativa, a ansiedade, a insegurança e o desejo de que tudo dê certo acaba gerando estresse. Por isso, tente – realmente – relaxar e pensar positivamente! Lembre-se, sempre, de que o poder da mente é muuuuito maior do que podemos imaginar.
Ou seja, quanto mais pensamentos positivos você tiver, mais chances de alcançá-los. Confira, a seguir, as dúvidas mais comuns e os cuidados após a FIV.
1. Preciso fazer repouso?

Descansar em um local confortável e agradável é uma excelente alternativa para controlar a ansiedade. Sem contar que ameniza algum desconforto que, às vezes, a estimulação ovariana provoca nas regiões do abdome e baixo ventre. Por isso, descanse e relaxe.
Segundo o Dr. Ricardo Luba, ginecologista e obstetra com ênfase em reprodução humana, apesar de não existir comprovações científicas de que a implantação do embrião no útero tenha relação com o repouso após a FIV, alguns médicos recomendam o repouso absoluto por dois dias.
2. Posso fazer exercícios físicos?
Essa é outra questão que depende do quadro clínico de cada paciente. No entanto, segundo o Dr. Ricardo Luba, “existe a possibilidade de o embrião se deslocar e não ser implantado no útero se a mulher fizer esforço excessivo, como atividades físicas ou mesmo carregar muito peso”.
Por isso, o ideal é não abusar no dia a dia e conversar, sempre, com o seu médico para estabelecer quando e quais exercícios físicos você pode fazer.
De maneira geral, as atividades de impacto, como musculação e corrida, não são recomendadas após a estimulação ovariana. No caso de caminhadas leves, alongamentos, hidroginásticas, natação, pilates e yoga, por exemplo, existem médicos que só liberam a partir das 12 semanas de gestação.
Assim, qualquer esforço físico – por mais brando e simples – só deve ser feito com a autorização do seu médico.
3. Posso manter relações sexuais normalmente?
O correto é só voltar à vida sexual após ter o resultado do exame de gravidez, que deve ser feito 12 dias após a FIV. Afinal, depois da fertilização do óvulo pelo espermatozoide, feita por um embriologista no laboratório, o médico faz a transferência do embrião para o útero materno. Assim, as relações sexuais devem ser evitadas, para que não haja contração uterina, que pode atrapalhar o processo de implantação.
4. Se eu tiver dor, posso tomar remédio?
A automedicação – em qualquer situação – é perigosa e, por isso, não deve ser feita. Em caso de dor ou desconforto, converse com o seu médico. Só ele pode receitar, com segurança, qualquer medicamento.
5. Preciso seguir alguma dieta específica?
Manter uma alimentação saudável, sempre, é a maneira mais correta para garantir mais saúde e bem-estar. Por isso, evite frituras, alimentos industrializados, embutidos e com muito sódio e açúcar, Além disso, evite cafeína ao máximo. O ideal é substituir o café por chás de hortelã e camomila, por exemplo; e doces por frutas. E lembre-se: não consuma bebidas alcoólicas e não fume!
6. Posso pintar o cabelo, fazer luzes ou progressiva?
Dentre as dúvidas após a FIV está o uso de produtos químicos para pintar os cabelos. E atenção: só é permitido durante a indução da ovulação, ou seja, antes da implantação dos embriões. Após o procedimento, nada de usar produtos ou técnicas que envolvam substâncias químicas. “É preciso aguardar a confirmação da gravidez.
Se for confirmada, não é permitido nenhum procedimento durante as 12 primeiras semanas. Após esse período, para as minhas pacientes, libero a pintura dos cabelos só com hena natural ou com tonalizantes. No caso da progressiva, não libero nem antes, durante ou depois”, explica Dr. Ricardo Luba.
*Consultoria
Dr. Ricardo Luba, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana. Graduado pela Faculdade de Medicina ABC, com residência médica no Hospital Leonor de Barros e Fellowship em reprodução humana pelo IVI SP. CRM 113528
Site: www.ginecologialuba.com.br
Instagram @ginecologialuba
Veja também: O que reduz chances de sucesso da Fertilização in Vitro? e Cuidados após a Fertilização in Vitro (FIV)