O Congelamento de óvulos é uma consagrada técnica de reprodução humana assistida, que oferece uma opção relevante para aquelas mulheres que desejam preservar sua fertilidade.
Embora possa ser feito em qualquer idade, é recomendável pelos especialistas que essa técnica, também chamada de criopreservação de gametas, seja realizada abaixo dos 35 anos de idade, quando a qualidade dos óvulos, ainda pode ser mais viável para um futuro tratamento de fertilização in vitro.
Além dos aspectos técnicos, é importante abordar os custos envolvidos e o suporte psicológico que Clinica Genics pode oferecem durante esse processo. A decisão de congelar os óvulos envolve planejamento e uma compreensão clara dos benefícios e das limitações do procedimento.
O congelamento de óvulos é um procedimento bastante seguro, e, realizado por médico especialista em reprodução humana, bastante experiente, e em centro cirúrgico da clínica genics, que atende a todas a normas hospitalares.
Esta técnica é recomendada em casos como:
• Desejo de adiar a maternidade, por motivo pessoal, social, profissional ou saúde;
• Doenças que não permitam a gravidez de imediato, como anemia falciforme, lúpus e outras doenças autoimunes;
• Diversidade de gênero, (ser transgênero);
• Procedimentos de fertilização in vitro;
• Tratamento do câncer, como quimioterapia ou radioterapia;
Em resumo o congelamento de óvulos consiste em várias etapas, como:
- Avaliação Clínica e Consulta Inicial: A paciente deve passa por uma avaliação médica detalhada, que inclui a revisão do histórico clínico, exames do perfil hormonal, principalmente o hormônio anti-Mülleriano e, ultrassonografias para avaliar a reserva ovariana. Essa avaliação é fundamental para definir o melhor protocolo de tratamento, considerando os objetivos reprodutivos e as condições de saúde individuais.
- Estimulação ou indução da ovulação com hormônios: Nesta fase, dependendo da estratégia de tratamento e do protocolo e do médico, a paciente é submetida a administração de hormônios por cerca de 10 a 14 dias, para aumentar o número de óvulos disponíveis.
- Monitoramento da ovulação: Nesse período, são realizados acompanhamentos frequentes, através de exames de sangue hormonais e ultrassonografias para acompanhar visualmente o crescimento dos folículos e ajustar, quando necessário a dosagem dos medicamentos e hormônios. Assim o médico tem o controle de quando os folículos atingem o tamanho ideal, é administrada uma outra injeção de hormônio especifico para promover a maturação dos óvulos e prever, quando ocorrerá a ovulação e marcar a data para aspiração, ou seja, a coleta dos óvulos, que é realizada sob sedação e. com o acompanhamento de um anestesista, utilizando-se um procedimento ambulatorial e guiado por ultrassom para aspirar os óvulos de forma precisa e minimamente invasiva/ aspiração dos óvulos.
- Aspiração dos óvulos: A retirada dos óvulos é realizada em ambiente ambulatorial (Centro Cirúrgico) da clínica Genics, que atende a todas a normas hospitalares, e, sob sedação controlada por um anestesista e, onde o médico responsável por meio do ultrassom transvaginal, visualiza os ovários. O procedimento minimamente invasivo é feito através de uma agulha guiada por ultrassom para aspirar os folículos. Geralmente, este procedimento é realizado entre 30 a 40 minutos. O congelamento de óvulos muito seguro, e é realizado por médico especialista em reprodução humana, bastante experiente. Embora as complicações sejam raras, durante a estimulação hormonal (injeções) algumas mulheres podem sentir um mal-estar, pelas mudanças de humor, ondas de calor, dor de cabeça ou diarreia. Ainda, podem ocorrer sangramentos, infecções ou lesões na bexiga, intestino ou vasos sanguíneos. Além disso, existe o risco de da hiperestimulação ovariana, que pode causar dor abdominal, inchaço e náuseas e desconforto, mas esses sintomas costumam desaparecer em poucos dias.
- Avaliação dos óvulos Aspirados: Após o procedimento os óvulos são avaliados quanto a sua maturidade pelo embriologista no laboratório de fertilização da clínica Genics. Esses óvulos são classificados de acordo com essa maturidade e então se inicia a etapa de congelamento (criopreservação).
- Armazenamento em nitrogênio líquido: A técnica de congelamento pode ocorrer por resfriamento lento, embora a técnica mais utilizada é o resfriamento rápido, chamada vitrificação, que utiliza a solução crioprotetora, o que ajuda os óvulos a sobreviver ao congelamento e estarem intactos e viáveis ao descongelar. Em seguida ao processo de vitrificação, os óvulos são armazenados em botijões de nitrogênio líquido em baixas temperaturas, a -196°C.
- Tempo de armazenamento de óvulos congelados: Após o processo de congelamento, os óvulos podem ficar armazenados por vários anos, não havendo tempo limite para a sua utilização. A medicina reprodutiva, ainda não define quantos anos os óvulos podem ficar congelados, mas, houve casos de óvulos que ficaram congelados por 27 anos e foram utilizados para fertilização.
Quando se decide congelar óvulos, deve-se combinar com a clínica um contrato e uma taxa de armazenamento. Quando a mulher desiste de ter filhos no futuro ou quando sobram óvulos congelados, é possível fazer a doação desses óvulos para outras mulheres que desejam engravidar ou para pesquisas científicas.