Infertilidade masculina: entenda!

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 17,5% dos casais em idade reprodutiva enfrentam problemas de infertilidade. Cerca de 30% desses casos estão relacionados a fatores masculinos.

Por isso, é essencial que o casal que esteja tentando engravidar busque ajuda médica em conjunto. Algumas condições acometem não apenas a fertilidade, mas a saúde do homem como um todo, causando danos a sua qualidade de vida e saúde sexual.

Quais exames são solicitados para investigar a infertilidade masculina?

1. Espermograma
É o exame que avalia a concentração, a motilidade e a morfologia dos espermatozoides, em análise macroscópica e microscópica.
Para obter um resultado mais preciso dos parâmetros seminais, recomenda-se duas análises de espermograma.

2. Avaliação hormonal
Com a realização de exames de sangue, é possível investigar se existe algum hormônio em desequilíbrio.
É o caso do FSH (hormônio folículo estimulante) e do LH (hormônio luteinizante), responsáveis pela produção de testosterona que cumpre funções reprodutivas.

3. Ultrassonografia testicular
É realizada com o objetivo de analisar a presença de nódulos e possíveis alterações que indiquem hidrocele (acúmulo de líquido).
Pode ser complementado com o exame de doppler para identificar a existência de refluxo de sangue nas veias dos testículos e a possibilidade de varicocele.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato:

☎ Telefone: (11) 5052-1409
📱WhatsApp: (11) 99312-1086

Médico Responsável Técnico da Clínica Genics: Dr. José Geraldo Aguiar Faria Jr. / CRM-SP: 54.022⠀

×