Azoospermia: Quais as opções de tratamento para infertilidade masculina?

Quando o exame de espermograma detecta azoospermia, uma das principais causas da infertilidade masculina, significa que há ausência de espermatozoides .

Entretanto, o diagnóstico também pode indicar que há produção de espermatozoides, mas a passagem deles é afetada por algum motivo. Nesse caso, os espermatozoides não conseguem encontrar o óvulo para fecundá-lo.

Outras vezes, a produção pode ser realmente atingida, tornando-se pouca, de baixa qualidade ou nenhuma, no caso de esterilidade.

E quais são as opções?

Se houver ausência total de espermatozoides, é necessário recorrer a um programa de doação de gametas para realizar o sonho da paternidade.

Já quem tem uma produção baixa, mas com sêmen saudável, e a passagem obstruída, há a necessidade de retirada do espermatozoide cirurgicamente, direto do testículo do paciente, feita por punção (com sedação ou, em alguns tipos, anestesia local) ou incisão com biópsia (com anestesia local e sedação). Depois de analisada, essa amostra é utilizada no processo de reprodução humana através da técnica ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides).

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários ou entre em contato para marcar um atendimento on-line com os nossos especialistas. 👇🏼

☎ Telefone: (11) 5052-1409
📱WhatsApp: (11) 99312-1086

Médico Responsável Técnico da Clínica Genics: Dr. José Geraldo Aguiar Faria Jr. / CRM-SP: 54.022

×