Casais homoafetivos e reprodução humana: Quais as opções para engravidar?

Junho é marcado pelo mês do orgulho LGBTQIA+ e, hoje, vamos entender como as técnicas de reprodução assistida podem ajudar casais homoafetivos que sonham em ter filhos!

Existem dois tratamentos possíveis: a inseminação artificial e a fertilização in vitro (FIV) com o gameta de um doador anônimo coletado através do banco de sêmen nacional ou internacional, ou de um doador conhecido com parentesco de até quarto grau de uma das pacientes.

Através da FIV, ambas podem participar do processo, no qual os embriões formados pelos óvulos de uma mulher, podem ser transferidos para o útero de sua parceira.

A situação é mais burocrática, pois só é possível realizar o tratamento a partir da FIV. Para isso, são necessárias a doação de óvulos (de forma anônima ou por uma parente de até quarto grau de um dos pacientes), e a cessão temporária de útero para a gravidez.

Esse processo, chamado de útero de substituição, deve ser realizado por uma mulher também com parentesco consanguíneo de até quarto grau de um dos parceiros. Porém, caso o casal não encontre uma cedente temporária dentro dos requisitos, será necessário recorrer ao Conselho Regional de Medicina (CRM) para obter autorização.

☎ Telefone: (11) 5052-1409
📱WhatsApp: (11) 99312-1086

Médico Responsável Técnico da Clínica Genics: Dr. José Geraldo Aguiar Faria Jr. / CRM-SP: 54.022⠀⠀

×