Fertilidade masculina x idade

Em maio deste ano, o lendário ator de Hollywood, Robert De Niro, revelou ter se tornado pai pela sétima vez aos 79 anos, em entrevista ao ET Canadá. No outro mês, o também lendário ator Al Pacino anunciou o nascimento do quarto filho, aos 83 anos.

Os dois, certamente, não são os primeiros pais idosos: cada vez mais os homens decidem adiar a paternidade. Mas será que ter filhos tardiamente representa algum tipo de risco à saúde da criança?

Diferentemente das mulheres, os homens geralmente produzem espermatozoides ao longo de suas vidas. No entanto, o avanço da idade pode impactar na quantidade e na qualidade dos gametas, o que pode dificultar a concepção.

Além disso, uma investigação feita pela Escola de Medicina da Universidade Stanford descobriu que homens que decidem virar pais depois dos 35 anos correm um risco relativamente maior de ter filhos prematuros.

É fundamental que os homens considerem o impacto do tempo na fertilidade ao planejar a paternidade e procurem as técnicas de reprodução assistida que podem auxiliar nessa decisão.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

☎ Telefone: (11) 5052-1409
📱WhatsApp: (11) 99312-1086

Médico Responsável Técnico da Clínica Genics: Dr. José Geraldo Aguiar Faria Jr. / CRM-SP: 54.022

×