O que é teste genético pré-implantacional (PGT)?

O teste genético pré-implantacional (PGT) é uma das técnicas empregadas no tratamento de Fertilização In Vitro (FIV) que permite identificar a existência de doenças ou alterações genéticas no embrião antes de ser inserido no útero.

Através de uma biópsia, é realizada a análise das células do embrião no estágio de blastocisto, quando estamos no 5º ao 7º dia de desenvolvimento embrionário. Com isso, é possível diminuir índices de perdas gestacionais e complicações no processo.

No entanto, o teste não é realizado em todos os tratamentos, sendo indicada somente em casos com histórico familiar de doença genética, idade materna avançada, alterações no cariótipo (conjunto de cromossomos) do casal e abortamentos de repetição.

O PGT, teste genético pré-implantacional, é realizado em casos específicos antes da transferência do embrião ao útero.

Existem três principais testes:

PGT-A – teste de aneuploidias: investiga as alterações no número de cromossomos do cariótipo, por exemplo, a trissomia do 21 ou síndrome de Down.

PGT-M – teste de doenças monogênicas: analisa as alterações genéticas na sequência do DNA de um gene que provocam uma doença hereditária, como a anemia falciforme e fibrose cística.

PGT-SR – teste de rearranjos cromossômicos estruturais: identifica alterações na estrutura cromossômica que ocorrem quando parte um cromossomo se liga a outro e vice-versa, gerando deleções, duplicações, translocações, entre outras.

O PGT permite identificar essas alterações, diminuindo as chances de perdas gestacionais e complicações, e aumentando a probabilidade de uma gestação saudável!

☎ Telefone: (11) 5052-1409
? WhatsApp: (11) 99312-1086

Médico Responsável Técnico da Clínica Genics: Dr. Jose Geraldo Aguiar Faria JR / CRM-SP: 54.022⠀⠀