Teste de compatibilidade genética. Para que serve?

O exame é indicado principalmente para casais com histórico familiar de doenças genéticas ou que sejam parentes consanguíneos – por exemplo, no caso de primos.

Com o teste, é possível identificar se o casal possui alterações em seu DNA que, quando combinadas, podem aumentar o risco de o bebê nascer com doenças genéticas recessivas, como anemia falciforme, distrofia muscular, fibrose cística, retinose pigmentar, entre outras.
Segundo o laboratório Igenomix, a maioria das pessoas são portadoras de certas mutações genéticas e, embora sejam indivíduos saudáveis, se ambos os pais apresentarem uma mutação no mesmo gene, a probabilidade de ter uma criança afetada é de 25%.

O exame genético pode ser realizado no casal e, quando necessário, nos familiares e embriões, caso se submetam à técnica de reprodução humana, como a Fertilização In Vitro (FIV), antes mesmo de serem implantados no útero materno.

O teste é uma das medidas indicadas para aumentar a chance de uma gestação saudável, com menos riscos para a mãe e o bebê.

☎ Telefone: (11) 5052-1409
📱WhatsApp: (11) 99312-1086

Médico Responsável Técnico da Clínica Genics: Dr. José Geraldo Aguiar Faria Jr. / CRM-SP: 54.022⠀⠀

×