Afinal, o que é barriga solidária?

É comum a confusão entre “barriga de aluguel” e “barriga solidária”. Enquanto a primeira trata-se de uma prática proibida no Brasil, a outra é autorizada pela legislação brasileira e cientificamente chamada de “gestação ou útero de substituição”.

O procedimento é realizado por meio da doação temporária do útero de uma mulher que, por nove meses, irá gerar o bebê dos pais biológicos.

Segundo a Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), essa doadora deve pertencer à família de um dos parceiros, com parentesco de até quarto grau. Caso o casal não possua membros da família em condições de engravidar, pode-se requerer uma autorização ao CFM para que uma terceira pessoa possa conceder temporariamente o útero.

Confira quem pode optar por esse método:

  • Casais homoafetivos masculinos;
  • Casais heterossexuais, quando um dos dois apresenta problemas para engravidar;
  • Mulheres que decidem ser mães solo, incluindo as que tiveram histerectomias, problemas de fertilidade ou complicações médicas que as impedem de conceber;
  • Homens que decidem ser pais solo;
  • Casais transgêneros.

A orientação de um profissional capacitado em Reprodução Humana Assistida é fundamental para a avaliação individualizada e para que as normas estabelecidas pelo CFM sejam seguidas.

Fale conosco e tire todas as suas dúvidas.

☎ Telefone: (11) 5052-1409
📱WhatsApp: (11) 99312-1086

Médico Responsável Técnico da Clínica Genics: Dr. Jose Geraldo Aguiar Faria JR / CRM-SP: 54.022⠀

×