Métodos contraceptivos e congelamento de óvulos: Existe interferência?

Quando o assunto é fertilidade e planejamento familiar, surgem dúvidas sobre como os métodos contraceptivos podem influenciar o congelamento de óvulos.

Antes de responder a pergunta, é importante esclarecer que o uso de anticoncepcional NÃO causa infertilidade.

Na verdade, a maioria dos métodos contraceptivos, como pílulas anticoncepcionais e DIU, não interferem na fertilidade feminina e nem no processo de congelamento.

Os contraceptivos inibem a ovulação, impedindo a liberação do óvulo maduro. Após a interrupção, a mulher saudável volta a ovular normalmente e recupera sua capacidade reprodutiva. Se depois de um ano de tentativas sem sucesso, é hora de investigar a dificuldade para engravidar.
Para congelar os óvulos, o processo vai depender do tipo de método utilizado, do histórico da paciente e da avaliação médica.
Quem faz uso de pílulas anticoncepcionais deve suspender o uso por um tempo antes da coleta para que os ovários possam produzir um grande número de óvulos. Para mulheres que utilizam o dispositivo intrauterino (DIU), não é necessário a retirada, pois não há interferência na estimulação e desenvolvimento dos folículos.

Porém, é importante conversar com seu médico sobre a opção escolhida e como ela pode impactar seus planos futuros de engravidar.

Na Clínica Genics, estamos aqui para esclarecer as suas dúvidas e ajudá-la a tomar decisões informadas sobre sua saúde reprodutiva.

Conte conosco nessa jornada!

☎ Telefone: (11) 5052-1409
📱WhatsApp: (11) 99312-1086

Médico Responsável Técnico da Clínica Genics: Dr. José Geraldo Aguiar Faria Jr. / CRM-SP: 54.022

×