Pesquisadores da Harvard Medical School e Harvard T.H. Chen School of Public Health publicaram estudos mostrando que, sim, alguns nutrientes têm efeito direto sobre a fertilidade.
Segundo eles, quem deseja engravidar precisa introduzir ácido fólico, vitamina B12 e ômega 3 em sua alimentação – ou se for o caso, serem suplementados.
Além disso, o estudo também associou o consumo de alimentos mais frescos e naturais como azeite, frutas, cereais, leites e queijos, a efeitos positivos na fertilidade feminina e na melhor
qualidade do sêmen em homens.
Enquanto isso, dietas ricas em gorduras trans, carnes processadas, doces e bebidas açucaradas mostraram um efeito negativo.
Vale ressaltar que introduzir ou retirar alimentos que auxiliam na melhora da fertilidade não significa o fim dos problemas para engravidar, visto que eles podem estar relacionados a um conjunto de fatores, como a resistência à insulina, obesidade, baixo peso, entre outros. O recomendado é procurar um médico para verificar seu estado de saúde e buscar as orientações para o seu caso.
☎ Telefone: (11) 5052-1409
? WhatsApp: (11) 99312-1086
Médico Responsável Técnico da Clínica Genics: Dr. Jose Geraldo Aguiar Faria JR / CRM-SP:54.022