10 dicas para escolher o laboratório de reprodução humana

Mulher em laboratório de reprodução humana assistida olhando por microscópio

Ao decidir ir em frente com a concretização de gerar um filho, é preciso ter total segurança na hora de escolher o local que você irá realizar os exames e fazer os procedimentos. Por isso, selecionamos os itens mais importantes que você deve checar ao escolher um laboratório de reprodução humana assistida.

1. Instalações do laboratório de reprodução humana

Pesquisar e checar as instalações do laboratório, o tempo que atua na área, as opiniões de clientes e as taxas de sucesso nos tratamentos.

2. Tecnologia

Muitos são os itens que influenciam diretamente no sucesso de um processo de fertilização. Por isso, a tecnologia e o controle de qualidade do laboratório são fundamentais.

3. Equipe técnica

A equipe técnica precisa ser de excelente qualidade. Por isso, é preciso checar o currículo dos embriologistas e médicos que atuam no laboratório. Pesquise se os profissionais fazem parte de alguma sociedade científica, como a Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH); Sociedade Brasileira deReprodução Assistida (SBRA); Sociedade Europeia de Medicina Reprodutiva e Embriologia (ESHRE); Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM); e Red Latino Americana de Reprodução Assistida (REDLARA).

4. Atendimento às normas

Verifique se o local segue todas as normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitário (ANVISA) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

5. Atualização

Pesquise sobre a participação dos integrantes do laboratório em congressos e eventos sobre reprodução humana no Brasil e no exterior. Além disso, verifique a atuação desses profissionais em suas próprias redes sociais, como o Instagram. Ou seja, um profissional com engajamento positivo é um indício que é um especialista sério.

6. Infraestrutura

O tratamento de fertilização in vitro é um momento que exige conforto, segurança e bem-estar. Por isso, verifique a infraestrutura como um todo. Conheça as áreas internas, como salas de exames e de recuperação, laboratório e centro cirúrgico. Analise o conforto, as vantagens e a limpeza que o local oferece aos pacientes.

7. Atendimento humanizado

Analise se a clínica oferece um serviço humanizado. Respeito, transparência e dedicação da equipe são revelados quando os funcionários são solícitos, educados, carinhosos e acessíveis.

8. Segurança ao responder às dúvidas

Anote e leve, na primeira consulta, todas as suas dúvidas. Analise se o médico respondeu, com segurança, a todos os seus questionamentos e te explicou todas as possibilidades de tratamentos. Afinal, o bom profissional precisa orientar sobre os resultados esperados de cada tratamento e as melhores indicações para cada caso.

9. Novas técnicas

Novas e modernas tecnologias para os laboratórios de fertilização potencializam bons resultados. Por isso, verifique se o laboratório preza pela capacitação de seus profissionais, investindo no desenvolvimento de pesquisas e treinamentos de seus embriologistas, e no aprimoramento de técnicas e equipamentos.

10. Qualidade nos equipamentos e materiais

Os equipamentos e os materiais usados na reprodução assistida precisam ser modernos e de extrema qualidade.
Normalmente, esses itens são importados e têm um alto valor agregado. Por isso, um laboratório de ponta precisa ter todas as certificações necessárias para ter excelência no controle de qualidade.

Veja também: 8 Dúvidas sobre Reprodução Humana Assistida e Clínica de Reprodução Assistida: como escolher?

×