Você sabe o que é a Mini-FIV e para quem é indicada?

Célula feminina - ovário - sendo fecundada por meio da coleta de óvulos
Autor: Professor Dr. Philip Wolff

Desenvolvida pelo médico Osmau Kato, a Mini Fertilização In Vitro (Mini-FIV) se baseia na utilização de doses hormonais menores para o estímulo ovariano. Acredita que dois ou três óvulos são suficientes para a produção de embriões de qualidade. Partindo desse princípio, a paciente que opta por essa técnica produz de um a quatro óvulos, no máximo.

Diferença entre Mini-FIV e Fertilização in Vitro

Já a Fertilização in Vitro (FIV) utiliza doses altas de medicações para estimular os ovários e, assim, gerar uma quantidade maior de óvulos e, consequentemente, aumentar a chance de gravidez por ciclo de tratamento.

Ou seja, a principal diferença entre um procedimento e outro consiste na intensidade da estimulação ovariana. Na Mini-FIV, o ciclo menstrual e as taxas hormonais naturais são aproveitados para que o ovário seja estimulado no momento certo, com baixas doses hormonais. Já na FIV são realizadas várias injeções para estimular a ovulação. Dessa forma, o número de embriões gerados na FIV é maior, devido à quantidade de óvulos liberados. Consequentemente, o número de embriões será maior, se comparado ao da Mini-FIV.

Preço da Mini-FIV

Outra diferença entre os dois tratamentos é o valor de cada um. “A Mini-FIV tem um custo mais acessível, pois os gastos com medicações para a estimulação ovariana são menores e geralmente não há despesas de congelamento de embriões excedentes. Mas vale lembrar que os custos relacionados à punção ovariana e aos processos feitos no laboratório são os mesmos da FIV”, explica o Professor Dr. Philip Wolff, diretor e responsável legal da Genics Reprodução Humana.

Para quem é indicada?

  1. Mulheres com mais de 35 anos de idade, que tenham pequena reserva ovariana ou com defasagem
  2. Casais que não desejam congelar embriões excedentes
  3. Para tentantes que preferem ter menos efeitos colaterais, comuns em tratamentos de reprodução humana, como inchaço, ganho de peso, retenção de líquido e alterações de humor
    Dr. Philip Wolff, de jaleco e braços cruzados, especialista em inseminação artificial.Consultoria: Professor Dr. Philip Wolff, especialista em Biotecnologia, Andrologia, Embriologia e Criopreservação. Diretor e responsável legal da Genics Medicina Reprodutiva e Genômica e responsável técnico pelos laboratórios de Andrologia, Embriologia e Criopreservação da Genics. Especialista em Biotecnologia pelo Instituto Butantan, mestre em Bioquímica e Biologia Molecular – IQ-USP e Doutor em Ciências Biomédicas – ICB-USP. CRBio 18942/01

    Veja também: FIV: como calcular o valor do tratamento e Como é feita a punção e coleta de óvulos para a FIV?

×