Em entrevista à revista Veja, a humorista e apresentadora Dani Calabresa, aos 41 anos, revelou que possui planos de engravidar e, por isso, congelou óvulos para “usá-los mais para frente”. Mas, até quando é possível adiar a gestação?
Uma vez que as chances de gravidez diminuem com a idade, com drástica redução após os 35 anos, a recomendação é que o procedimento seja realizado nesse período para uso futuro em ciclos de Fertilização in Vitro (FIV).
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), as taxas de sucesso da FIV são determinadas pela idade do óvulo utilizado.
Até os 35 anos, as mulheres que congelam óvulos maduros necessitam, em média, de 15 a 20 deles para obter em torno de 50% de chances de sucesso no tratamento. Acima dos 40, essa média sobe para cerca de 40 a 50 óvulos em uma tentativa de aumentar as chances de concepção que se reduzem nesse período.
Vale ressaltar que, não há uma idade exata para que a mulher use os óvulos congelados, se ela tiver uma boa saúde. No entanto, segundo o Conselho Federal de Medicina, eles devem ser utilizados antes dos 50 anos para preservar a saúde da paciente e do bebê.
Ficou com alguma dúvida? Conte com a Clínica Genics, estamos de braços abertos para ajudar você a planejar a sua gestação.
Telefone: (11) 5052-1409
WhatsApp: (11) 99312-1086
Médico Responsável Técnico da Clínica Genics: Dr. José Geraldo Aguiar Faria Jr. / CRM-SP: 54.022⠀