Endometriose, infertilidade e o sonho de ser mãe

Em entrevista ao podcast “PocCast”, a apresentadora Rafa Kalimann, de 30 anos, contou que sofreu um “baque” quando recebeu o diagnóstico de endometriose. Ela confessa que, por falta de informação, pensou que não poderia mais ser mãe.

“Quando veio o diagnóstico, por falta de informação, a gente acredita que vem uma infertilidade”, disse.

Mas, afinal, endometriose significa não conseguir engravidar?

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a condição atinge cerca de 8 milhões de brasileiras e, dessas, 10% estão em idade reprodutiva e de 30% a 50% apresentam infertilidade.

Portanto, a doença pode apenas dificultar a gestação e não propriamente impedi-la. Nesses casos, a paciente pode tentar engravidar por meio das técnicas de reprodução assistida, como a Inseminação Intrauterina, Fertilização In Vitro (FIV) e o congelamento de óvulos.

Esta última opção é recomendada ser realizada antes da paciente iniciar o tratamento da endometriose e, preferencialmente, antes dos 35 anos, para preservar a fertilidade feminina para o futuro, congelando os óvulos que apresentam melhor qualidade.

Ficou com alguma dúvida? A Clínica Genics pode te ajudar com o seu sonho de construir uma família. Entre em contato com a nossa equipe:

☎ Telefone: (11) 5052-1409
📱 WhatsApp: (11) 99312-1086

Médico Responsável Técnico da Clínica Genics: Dr. José Geraldo Aguiar Faria JR | CRM-SP: 54.022

×