Uma das perguntas mais recorrentes, quando o casal resolve fazer a Fertilização in Vitro (FIV), é sobre o custo de todo o procedimento.
Segundo o professor e doutor Philip Wolff, embriologista e diretor da Genics Medicina Reprodutiva, só é possível saber o valor correto após uma avaliação e alguns exames clínicos. “Cada paciente possui um histórico e existem várias etapas que envolvem todo o procedimento. Entre elas, os exames de monitoramento, a escolha dos medicamentos, do laboratório, da equipe médica, entre outros”, explica Wolff.
Ele ainda completa: “o Conselho Federal de Medicina (CFM) determina que os valores só podem ser informados ao casal interessado após a análise clínica da paciente e pessoalmente. Por isso, antes de decidir com qual médico e clínica você irá fazer a FIV, cheque o número do registro do médico (CRM). Isso pode ser feito junto aos órgãos que fiscalizam e regularizam as práticas corretas dos profissionais de saúde. Os antecedentes do laboratório e da clínica onde irá realizar o tratamento também devem ser checados”, conclui.
Procedimentos que compreendem cada etapa da FIV
Exames de sangue (hormônios e marcadores para doenças específicas); exames de imagem (ultrassonografia pélvica e abdominal e, caso necessário, histeroscopia e histerossalpingografia); exames genéticos quando existe indicação e histórico familiar e cariótipo de banda G.
“No meu ponto de vista, esses exames deveriam ser obrigatórios para todos os casais que decidam fazer um tratamento para engravidar. Afinal, uma investigação bem-feita pode revelar os motivos da infertilidade, aumentando as chances de sucesso de gravidez”, explica Wolff.
Após exames e análises clínicas, as etapas seguintes ao tratamento são:
- Estimulação dos ovários, por meio de hormônios.
- Monitoramento e manipulação dos óvulos no centro cirúrgico.
- Coleta do sêmen.
- Análise da qualidade dos óvulos fecundados e dos embriões.
- Preparação do útero por meio de medicamentos, para receber a transferência dos embriões; e, quando necessário e indicado, o
- Congelamento de óvulos para futuras tentativas.
Por isso, em média, o valor do tratamento, de alta complexidade, pode variar entre R$ 15 e 20 mil.
Vale lembrar que, uma forma de baratear os custos da FIV é por meio da doação de óvulos. Dependendo da idade, a mulher pode doar alguns óvulos, que serão usados em outra paciente com pouca reserva ovariana, que não possa engravidar. Neste caso, a receptora pode ajudar a custear parte do tratamento da doadora.
Veja também: Mitos e verdades sobre a fertilidade e Como funciona um programa de ovodoação no Brasil