Homens infectados com Covid-19 podem ter a capacidade reprodutiva reduzida

Em pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), foi constatado que homens infectados ao menos uma vez pelo vírus da Covid-19 podem ter a capacidade reprodutiva reduzida. O assunto foi conversado no 1° Journal Club.

Segundo o estudo, foi identificado um crescimento nos casos de pacientes que tiveram alteração na fertilidade após contraírem o novo coronavírus. Além disso, foi possível analisar ocorrências de inflamação do trato genital masculino, orquite, epididimite e prostatite.

Por isso, para os homens que desejam ser pais e possuem histórico da doença, é fundamental realizar os exames de espermograma para investigar se há alguma alteração, antes de iniciar um tratamento de reprodução assistida.

Entretanto, estudos complementares ainda precisam ser realizados, pois não há respostas suficientes de que o vírus da Covid-19 pode causar infertilidade definitiva ao homem. Sobre os casos de infecção do vírus na mulher, ainda não há registros de alterações na fertilidade feminina.

☎ Telefone: (11) 5052-1409
📱 WhatsApp: (11) 99312-1086

Médico Responsável Técnico da Clínica Genics: Dr. Jose Geraldo Aguiar Faria JR / CRM-SP: 54.022⠀⠀

×