A fertilidade masculina não tem uma causa específica, e, por isso, pode ter ligação com herança genética. Ela também pode ser ocasionada por uma única doença como a diabetes, ou por vários problemas de saúde.
Maus hábitos de vida, como tabagismo, uso de drogas e anabolizantes, sedentarismo e até exercícios físicos em excesso podem ser causadores da infertilidade no homem. Também fazem parte dessa lista a obesidade, exposição a produtos tóxicos e à poluição ambiental ou ocupacional, o estresse e a má alimentação.
A idade influencia na fertilidade masculina?
Apesar de o homem produzir espermatozoides pela vida toda, estudos mostram que a idade avançada pode influenciar na qualidade e quantidade do espermatozoide. Quando isso acontece, há chance de os filhos serem gerados com problemas graves de saúde. Outros fatores são as mudanças hormonais que acompanham a idade. Elas também podem influenciar na taxa de fertilidade, causando alterações genéticas nos espermatozoides.
Qual especialista procurar e que exames fazer?
Ao desconfiar de um problema de infertilidade, o homem deve procurar um andrologista, que é o especialista em reprodução humana. E entre os exames solicitados por ele está o espermograma e as dosagens hormonais.
O exame de espermograma avalia a qualidade, quantidade e a forma dos espermatozoides no sêmen. Já exames físicos e laboratoriais servem para analisar fatores que impedem a saída dos espermatozoides, os problemas nos testículos e as disfunções hormonais. Todos essas causas da infertilidade masculina são investigadas pelo especialista durante a consulta.
Caso o exame aponte ausência de espermatozoides, chamada de azoospermia, um novo exame deve ser realizado para a confirmação do diagnóstico. Associado a isso, recomenda-se testes genéticos (microdeleção do cromossomo Y) e exames físicos.
Qual é a importância do diagnóstico precoce da infertilidade masculina?
Quanto antes o exame for realizado, melhor. O diagnóstico correto permite o início do tratamento adequado, antes de a fertilidade ser mais afetada.
O exame físico da bolsa testicular também pode ser solicitado, caso o especialista suspeite de varicocele. Esta doença acomete os vasos testiculares, que é uma das principais causas de redução do potencial fértil dos homens.
Veja também: Criopreservação dos espermatozoides: o que é e quando deve ser feita