Coito programado: você sabe o que é?

Mulher adepta do coito programado com camiseta de alças brancas segurando um teste de gravidez nas mãos.

O coito programado é o método mais simples de reprodução humana. Ele se baseia na estimulação ovariana ou no acompanhamento do crescimento dos folículos para ter certeza de que houve produção de folículo(s). O nome refere-se à programação feita para o casal ter relação sexual, em tese, no momento da ovulação.

Para quem é indicado o coito programado e quais as chances de gravidez?

Como a fertilização acontecerá naturalmente, as chances de engravidar por meio do coito programado são inferiores a outros tratamentos assistidos, como a Fertilização In Vitro. O método é indicado para casos em que o sêmen do marido e as tubas uterinas da mulher estejam normais. Nos casos de mulheres com obstrução nas trompas, por exemplo, impedidas de promover o encontro do óvulo e espermatozoides, o coito programado não é indicado.

A taxa de sucesso dessa técnica gira em torno de 20 a 25%. No entanto, como os óvulos são da paciente, a taxa pode diminuir conforme a idade da mulher. Isso acontece porque após os 35 anos os índices de fertilidade feminina começam a declinar significativamente.

Como é feito o procedimento?

O médico inicia a estimulação ovariana nos primeiros dias da menstruação. Em casos de ciclos sem remédios, é feito apenas o acompanhamento através de ultrassonografia. Quando os hormônios são utilizados, a estimulação acontece por meio de medicação oral ou de injeções, para estimular o crescimento dos folículos. No momento apropriado, a indução da ovulação é feita através de uma injeção de hCG. Somente então o casal é orientado a ter relações sexuais no horário programado.

O processo dura em torno de 10 a 14 dias, podendo variar de acordo com o ciclo menstrual de cada mulher. A tentante passa por um acompanhamento médico nesse período, que inclui exames como a ultrassonografia transvaginal. A ultra é necessária para que seja observado e acompanhado o crescimento saudável dos folículos. Após 15 dias, a paciente pode realizar o teste de gravidez.

×