Congelamento de óvulos é mais eficaz em mulheres de até 35 anos

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), o congelamento de óvulos é indicado para mulheres que desejam prorrogar a maternidade ou que necessitam de tratamentos em decorrência de problemas de saúde, como procedimentos cirúrgicos, radioterapia ou quimioterapia. O método preserva os óvulos que iriam degenerar caso não fossem conservados sob congelamento por meio das técnicas de reprodução assistida.

Ainda segundo a SBRA, mulheres com idade abaixo dos 35 anos e com boa reserva de óvulos, têm maiores chances de serem mães quando comparadas às de 40 anos em diante. Isso porque até os 35 anos, as que congelam óvulos maduros para preservação necessitam, em média, de 15 deles para obter em torno de 30% de chances de sucesso no tratamento. Nas acima dos 40, essa média sobe para cerca de 40 a 50 óvulos e as chances de concepção se reduzem, sendo que 12% delas conseguem ter seus bebês.

À medida que os anos passam, a reserva ovariana tende a se tornar menos propensa à fertilização porque a qualidade e a quantidade de óvulos produzidos diminui, provocando, em muitos casos, a necessidade de acompanhamento especializado para evitar ou contornar a dificuldade de conceber. Por isso, as mulheres que desejam engravidar precisam pensar no planejamento da sua gestação.

As imagens utilizadas neste post são ilustrativas e não pertencem ou correspondem aos pacientes da Clínica Genics.⠀⠀

?⚕ Dr. Jose Geraldo Aguiar Faria JR CRM-SP: 54.022 Médico Responsável Técnico da Clínica Genics⠀⠀

#equipegenics #fiv #FertilizacaoInVitro #ReproducaoAssistida #ReproducaoHumana #agenicsnaopara #genics11anos #realizandosonhos

×