1. O que é e como a reprodução humana assistida pode ajudar?
A reprodução humana assistida é um ramo da Biologia e Medicina destinada a ajudar casais com dificuldades para engravidar. Atualmente os fatores de infertilidade ou dificuldades para obter uma gestação não são apenas problemas clínicos, mas também sócio-comportamentais, em virtude da formação de novos modelos familiares, como, por exemplo, casais homoafetivos que necessitam de programas de ovodoação ou sessão temporária de útero (“barriga de aluguel”) ou produções independentes.
2. Além de casais com problemas de infertilidade, quem mais pode se beneficiar da reprodução humana assistida?
Ela também ajuda quem deseja preservar a fertilidade antes de um tratamento de câncer ou quer postergar a maternidade/paternidade, com o congelamento de óvulos e espermatozoides, ou na reversão de laqueaduras ou vasectomias.
3. Existe uma causa para a infertilidade?
A infertilidade não tem uma causa específica, podendo ter origem multifatorial ou isolada. Pode ser por fatores genéticos ou decorrente de problemas de saúde, como diabetes, estresse, obesidade, disfunções hormonais, endometriose, varicocele e disfunções anatômicas. Por isso, o primeiro passo é buscar o profissional e o diagnóstico certo para tratar as causas da infertilidade.
4. Quais são os tratamentos em reprodução assistida?
Atualmente, existem diversos tratamentos disponíveis e, com os avanços da ciência e da medicina, os resultados são cada vez mais promissores. Mas é importante contatar serviços e profissionais com credibilidade e contar com o apoio de especialistas qualificados, para que seja indicado e realizado o tratamento mais adequado para cada paciente.
5. O que é e como é feita a Inseminação Artificial ou Intraulterina (IIU)?
A Inseminação Artificial ou Intrauterina (IIU) é um procedimento mais simples dentro das diferentes metodologias disponíveis de tratamentos em reprodução humana assistida, que pode ser realizado no consultório médico sem anestesia, pois é indolor e rápido – e a paciente tem alta no mesmo dia. O sêmen do parceiro é colhido, sendo que os melhores espermatozoides são selecionados por metodologias especificas, e após processamento da amostra os espermatozoides são injetados diretamente no útero da mulher, no momento da ovulação.
6. O que é e como é feita a Fertilização In Vitro (FIV)?
Para casos mais severos de infertilidade, é indicada a Fertilização In Vitro (FIV). Nesse tratamento, é feita a indução da ovulação da mulher com auxílio de medicamentos e hormônios, principalmente injetáveis. Depois, são coletados os gametas femininos e o sêmen do parceiro. A fecundação é feita em laboratório e, posteriormente, o embrião é implantado no útero da mulher.
7. Quantos embriões podem ser implantados na Fertilização In Vitro (FIV)?
A quantidade de embriões transferidos para o útero depende da idade da mulher. Vale lembrar que, para mulheres até 34 anos podem ser transferidos até 2 embriões; de 35 a 38 anos até 3 e, a partir de 39 anos em diante, até quatro embriões são transferidos. Os embriões excedentes devem ser congelados ou para uma próxima gravidez ou uma nova tentativa.
8. Qual é o tratamento de infertilidade para o homem?
Homens com casos de infertilidade severa devem usar a técnica ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides), que escolhe microscopicamente o espermatozoide mais saudável e o injeta no óvulo.
Veja mais: Como escolher a melhor clínica e os melhores profissionais